O município de São José do Seridó sediou, na manhã desta quarta-feira (15), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF - edição 2025-2028. O evento marca o início das ações intersetoriais em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes no município.
A abertura do fórum aconteceu às 8h, com a formação da mesa de autoridades. Estiveram presentes o vice-prefeito Ricardo Medeiros, que representou o prefeito Jackson Dantas, atualmente em agenda administrativa; o presidente da Câmara Municipal, Daniel Andson; os secretários , Juliana Andréa, Suzete Pereira e Ana Clara Araújo; o articulador do Selo UNICEF e também secretário municipal, Dirceu Soares e o jovem Pedro Henrique, representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) além de Daniel Gomes.
Após a composição da mesa, houve apresentação cultural de jovens do NUCA, seguida pelas falas das autoridades, que destacaram a importância do engajamento coletivo para a efetivação de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.
Durante o evento, foi apresentada a estrutura da edição 2025-2028 do Selo UNICEF, que será organizada em seis eixos estratégicos:
Saúde e Nutrição
Educação
Proteção contra violências
Água, Saneamento, Higiene, Mudanças Climáticas e Desastres
Proteção Social
Equidade Étnico-Racial
Em todos os pronunciamentos, foi ressaltado o comprometimento dos setores envolvidos com a causa da infância e adolescência, além do papel essencial da intersetorialidade para o alcance dos objetivos propostos.
A jovem Iasmin Ísis foi oficialmente saudada como a nova mobilizadora do NUCA. Na ocasião, o articulador Dirceu Soares e demais autoridades se colocaram à disposição para apoiar seu trabalho, reforçando o compromisso da gestão com o protagonismo juvenil.
"O Selo é um sinal de que as políticas públicas voltadas à melhoria da sociedade estão dando certo", enfatizou Dirceu Soares.
O Fórum é parte das etapas obrigatórias para a certificação do Selo UNICEF, iniciativa internacional que reconhece municípios engajados na promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.